sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Movimento Suspeito: O Globo e a enquete sobre o debate eleitoral.

"Eu vim para confundir, não para explicar". A máxima do Chacrinha cai bem quando se analisa, no site do jornal O Globo, a seção dedicada à cobertura das eleições 2010. Com a TV sintonizada na Tv Bandeirantes na noite de doze de agosto, acompanhava o debate entre os candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV), Jefferson Moura (PSOL)e Fernando Peregrino (PR). Resolvi ir também ao Twitter para saber como seguiam as impressões a repeito do embate político por lá.

Uma twitada do jornal O Globo convida para acompanhar em tempo real o debate, transcrito em sua seção especial de cobertura. Segui o link, fui ao site e resolvi opinar numa enquete. Criaram ali um tal "Termômetro do Debate" do qual não gostei. Estou sendo crítico demais ou a coisa está mesmo carregada de intenção?


Esta idéia de "termômetro" considerando o debate "frio" ou "quente" até passa, mas a simbologia associada ficou confusa: mãos sinalizando positivo ou negativo, mas positivo é vermelho e negativo é azul. Se a ferramenta é termômetro, que usasse gelo e fogo, ou escrevesse "frio" e "quente".

Vamos combinar: usamos as cores (tradicionalmente, pelo menos!) azul para sinalizar ações e estados positivos e vermelho para situações ruins ou estado que exija alerta e preocupação. Certo? Bom, pelo menos não para os desenvolvedores e editores do jornal O Globo.

Induzido pelo uso "inovador" das cores, quase cliquei no símbolo de positivo, o que não retratava minha opinião, pelo simples fato dele estar em vermelho! Oras! Desde quando vemos um ponto de concordância marcado assim?

Meu olhar analítico felizmente despertou para o detalhe. Imagino o quanto o resultado ali apresentado não está maculado pelo fato de várias outros internautas terem sido induzidos ao erro, como eu quase fui. Em matéria de eleição, qualquer ação, por mais inofensiva que pareça, merece uma boa dose de malícia e, tratando-se das Organizações Globo, o cuidado é redobrado.

Significado de cores e ícones não se relacionam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!