terça-feira, 10 de agosto de 2010

Movimento Suspeito: Rio Poupa Tempo (Poupa?!?)



Cansado de passar constrangimento toda vez que precisava apresentar minha carteira de identidade, resolvi tomar uma generosa dose de vergonha na cara e ir atrás da segunda via. Meu RG, resquício de uma adolescência interiorana, já estava surrada pelo tempo e pelas tantas vezes que visitou a máquina de lavar. Muitas agitadas, enxaguadas e centrifugadas se impuseram à coitada. O que sobrava era farrapo. Farrapo mesmo.

Uma vez, no consultório para exame médico de renovação da carteira de motorista, a médica me mandou essa na cara:

-"Nossa, um rapaz jovem, bonito  bem apessoado com um documento esfarrapado desses. Por que não aproveitou e pediu outra no Detran?".

Numa frase só fui do lisonjeio ao ódio. Primeiro, a cantada da coroa. Presunção minha? Ela só estava sendo gentil? Vocês não viram a cara dela nesta parte da frase. OK, prefiro esquecer. Depois, a raiva de mim mesmo: realmente deixei passar a chance e não tirei o novo RG no Detran-RJ. Passado algum tempo, no ápice da minha vergonha, resolvi procurar um posto do Rio Poupa Tempo, no centro da cidade, por estar perto do meu escritório. Descreverei a cena: Fila, fila e mais fila. Primeira imagem.

Peguei a senha e fui pro primeiro passo. Cinco minutos para uma foto horrível, que mal você pergunta onde se sentar e a mulher já disparou a foto sem flash  e te despachou para outra sala.
Lá fiquei uma hora e quarenta minutos esperando para ser chamado. Contam-se mais vinte minutos para terminar a papelada e mais dez para coletar digitais. Somou tudo?
 
Passado um mês, voltei para buscar o documento e... Fila, fila, fila. Peguei uma senha e esperei uma hora de dez minutos. Uma atendente sozinha, coitada, se virava com o serviço distribuindo sorrisos sem graça para amenizar a situação. Ninguém reclamava por total pena da moça escravizada.

Enfim, pode ser que para alguém aquela modalidade de serviço, "tudo junto ao mesmo tempo agora", poupe mesmo algumas pernadas pelo centro do Rio, lugar quente, tumultuado e inseguro. Está tudo ali. O problema é o tempo que se espera para resolver cada problema. Chá de cadeira, como diriam os antigos.

Para mim, de vantagem, apenas a proximidade do trabalho. O resto, só mais uma idéia que tinha tudo para dar certo mas morreu na praia. Perdi meu tempo. E prá variar, fiquei pior ainda na foto da nova identidade.E juro que não é só por causa da genética.

Rio Poupa Tempo: se fizesse o que se propõe estaria de bom. A mim não atendeu.

3 comentários:

  1. O RIO POUPA TEMPO DE BANGU É ÓTIMO, TEM FILA TAMBEM MAS EU DEMOREI CERCA DE 1 HORA ENTRE TIRRAR FOTO E CADASTRO NAO PAGUEI PELO SERVIÇO(O MEU RG ERA VENCIDO ISENTO DE DUDA) APROVEITEI E FIQUEI NA AREA DE INTERNET GRATIS PASSANDO TEMPO CONSULTE O SPC(GRATIS E RAPIDO NAO TINHA NINGUEM) FIZ RIO CARD BILHETE UNICO CARIOCA, E O MELHOR MEU RG FICOU PRONTO EM 24H!!
    FIQUEI ENCANTADA O LUGAR GRANDE CLIMATIZADO O DO CENTR NAO SEI MAS DEVE SER RUIM PELA QUANTIDADE DE PESSOAS POR ISSO PREFERI IR DE BANGU

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e por contar alguma experiência positiva. Acho que isto é questão de gerenciamento de cada unidade mesmo. Infelizmente falta algo básico em atendimento: padrão.

    ResponderExcluir
  3. RIO POUPA TEMPO NÃO POUPA TEMPO NEUM A DROGA DO SEGURO DESEMPREGO E SO DE ENFEITE JA ESTA FORA DO SISTEMA A SEMANAS

    ResponderExcluir

Diz aí!