segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DROPS Comunicação: Wise Up e sua perda de foco

A Wise Up é uma escola de inglês que, há alguns anos, entrou  no mercado, incialmente posicionada como top. Teve como primeiro rosto a linda Bruna di Túlio. Depois, já com o ator Rodrigo Santoro, reforçou sua proposta: seriedade e rapidez. Seria uma escola que atenderia adultos e ensinaria inglês em 18 meses. Destacou sempre que o aluno adulto não teria que conviver com adolescentes no ambiente de ensino.

Bruna di Tulio e Rodrigo Santoro: campanhas com foco no tempo.
No momento, o que se vê é uma instituição que parece, não estar lutando não para se reposicionar, mas para destruir sua imagem e reputação com posturas contrárias às que tinha até então. Total descontrução da reputação já conquistada.

A primeira "supresa" da Wise Up foram campanhas em mobiliário urbano informando o lançamento do Wiseup Teen. É o melhor estilo faça o que eu falo, não faça o que eu faço. E regado a Felipe Neto e Fiuk como garotos propaganda, agora a escola que só foca (ou focava) o público adulto quer os adolescentes em turmas especiais.

Vale lembrar que o filho de Fábio Jr é um dos mais criticados pelo vlogueiro. Já trocaram farpas no Twitter, inclusive. Ok, ambos são fenômenos teen, mas a divergência de ideias fica clara a todo tempo. Alguém acredita que um curso som expertise em ensinar "adultos" será melhor para as mentes dos jovens de hoje em dia?


E para não deixar passar em branco, o melhor (do pior) ficou para o final. A nova campanha de TV da Wise Up tem como garoto (ou garota?) propaganda o nada sério Fábio Porchat. Alguém consegue pensar em algo que fica mais distante da imagem da Bruna di Tulio ou do próprio Santoro? A conotação da peça é de propaganda de sabão em pó, tentando provar que é mais caro mas, no final, sai mais em conta. E OMO deveria agradecer a lembrança.

Segundo Sandro Serzedello, Diretor de Marketing do Ometz Group, detentor da marca Wise Up "Santoro continua na parte institucional da marca, traduz a mensagem de que o inglês é fundamental para a ascensão profissional. Porchat vem com a pegada mais comercial, instigando os telespectadores a fazer as contas".

A própria empresa tentando explicar o uso de pessoas com imagens tão adversas e mudanças tão sérias e radicais de foco já prova uma falha visível na concepção da mudança e da forma de comunicá-la.

Se é preciso explicar muito significa que não está sendo convicente nem para a própria Wise Up. Se a coisa seguir por este caminho, tendo a ter pouca dúvida de que a Wise Up vai sucumbir, graças à própria falta de foco, em pouco tempo.
Nova "pegada" comercial: custo do curso.
Enquanto isso... Um cocorrente lança campanha tendo Bruce Willis como garoto propaganda, em filme bem humorado de olho no público jovem, que sempre atendeu, e no qual mantém o foco há décadas. E fique claro que isto não é patrocinado.

4 comentários:

  1. Propaganda FAIL, mas os publicitarios nao querem saber de imagem e etc.. Querem que as ESTUPIDAS criancas cheguem dizendo: MAEE, me matricula na escola do Fiuk e Felipe Neto!!

    ResponderExcluir
  2. É isso e não é também. São fórmulas velhas, que funcionam no momento mas tendem a se perder junto da popularidade momentânea dos idolos teen.
    Não são receitas capazes de conceituar ou manter uma imagem de marca por longo tempo ou construir reputação e relacionamento. Aí é que está: o mundo de hj fixa mais o que gera experiência. E isso a Wise Up só faz de forma dúbia e negativa.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que toda empresa não deve ser mal vista por se reposicionar no mercado, estudo publicidade e vemos isso em muitos exemplos. A wise Up é uma baita escola de ótima qualidade já estudei e minha prima estuda . Claro que não pode perder o foco mais sim criar segmentações diferentes e adequadas a cada momento que vivemos.

    ResponderExcluir
  4. assim... Estudo na wise up e quando surgiu a wise up teens eu pensei que iriamos estudar junto com adolescentes mais depois que entendi, a wise up teens (para adolescente) é como se fosse outra escola mais no msm espaço. Ai fiquei mais tranquilo não tem nada a ver o curso que faço ainda continua sendo pra adultos e a wise up ainda é uma escola bem top, com um jeito de ensino maravilhoso que dizer, maravilhoso pra quem tem força de vontade porq se vc naum tiver nem se matricula vai gastar dinheiro a toa, mais se vc tiver focada é a melhor escola sem duvidas.

    ResponderExcluir

Diz aí!